25 de mar. de 2012

A Origem Da Religião Cristã: Dízimo - Parte 2

Lucas 22:19

E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.

Após Abraão dar o dízimo de sangue, dos despojos da guerra, somente uma vez, a Melquisedeque, agora a bíblia menciona dízimo quando fala em Jacó, ele contendeu contra um anjo e ali ergueu um altar chamado betel, e disse: “De tudo darei o meu dízimo.”

Gen. 28:22

Então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Jacó não fala pra quem, nem quando, e a bíblia não relata mais em momento nenhum que o próprio Jacó tenha dado dízimo, mas o que ele falou se cumpriu em Israel, por que a nação de Israel depois deu dízimo. O nome de Jacó foi mudado para Israel, e a Nação Israel herdou o seu nome.

Jacó falou de tudo darei o dízimo, porém Jacó nunca deu dízimo a ninguém, ele não sabia nem do que estava falando, mas, foi coisa de Deus, foi uma revelação divina. E então agora Jacó tem 12 filhos, e esses 12 filhos se transformam em 12 tribos, e estas passam a se chamar tribos de Israel, e estas agora vão conquistar a terra prometida, passa pelo momento do Egito, e após a saída do Egito, através de Moisés, passam pelo deserto, vão atravessar o Jordão, para conquistar Canaã, a terra prometida que emana leite e mel.

Nesse momento, O Criador manda as leis de Moisés, e nestas também a questão do dízimo e o porquê dele ser instituído. Primeiro, o dízimo significa nesse caso a 10° parte, porém a palavra é mais antiga, e significava dizimar, matar, até hoje vemos este significado. E por que foi instituído o dízimo por Moisés? As 12 tribos conseguiram suas heranças, terra, gado, plantações, menos uma, sendo assim foram 11 a conseguir a herança, as 10 tribos de Israel, mais a meia tribo de manasses mais a tribo de Levi. A tribo de Levi era a encarregada de cuidar do Tabernáculo.

Números 1:50

Mas tu põe sobre os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, sobre todos os seus móveis, e sobre tudo o que lhe pertence. Eles levarão o tabernáculo e todos os seus móveis, e o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.

O Tabernáculo era a casa de Deus na época, e esse tabernáculo como eles viviam andando pelo deserto, ele era transportado de local para local, até que chegou a Jerusalém muito mais a frente, e enquanto o tabernáculo era transportado havia a necessidade de um povo para cuidar dele, limpar as peças, para montar, desmontar e também oferecer sacrifícios a Deus, por que Deus nessa época requeria sacrifício, ele só parou de requerer por que Jesus foi o sacrifício definitivo, mas antes ele requeria sacrifícios. E ele colocava uma pessoa entre Ele e o ser humano, que era o sacerdote, e ele oferecia sacrifícios pelas pessoas, e ele precisava viver, se alimentar, junto com a sua família, então O Criador instituiu o dízimo, tudo aquilo que as 11 tribos plantar, e tiver de animais,tem de pegar 10% de ano em ano ou em alguns casos de 3 em 3 anos, devido a safra, e entregar a tribo de Levi, para que esta possa continuar existindo dentro de Israel, por quanto não receberam herança, era justo esse dízimo e necessário.

Números 3:6

Faze chegar a tribo de Levi, e põe-nos diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam;
7 eles cumprirão o que é devido a ele e a toda a congregação diante da tenda da revelação, fazendo o serviço do tabernáculo.

Números 18:23

Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade, pelas vossas gerações estatuto perpétuo será, e no meio dos filhos de Israel, nenhuma herança terão.

O Criador, é muito inteligente, através das doações das tribos de Israel para os levitas, formavam um total de 100%, então era de forma justa, os levitas eram encarregados do templo, do sacerdócio, e do sumo sacerdócio, estes eram reguladores dos sacerdotes, eram todos da tribo de Levi, e eles que tinham direito ao dízimo. E a bíblia diz que somente e apenas os levitas tinham o direito de receber os dízimos, embora toda Israel fosse descendente direto de Jacó, mas só os levitas tinham direito de recolher o dízimo.

Hebreus 7:5

E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão.

Esse dízimo, nunca foi dinheiro , sempre foi cereais, gado, ovelha, seja o que fosse, sempre foi bens de consumo, e nunca dinheiro. Passa-se o tempo, e o sacerdócio levítico continua atuando, recebendo as suas comidas, seu gado, recebendo sua parte da herança que era dada pelas outras tribos de Israel e vamos chegando ao período que a igreja protestante vem chegando ao Brasil, e para fundamentar a questão financeira dessas denominações, eles implementam a farsa do dízimo, diz que dízimo é dinheiro, porém a palavra de Deus não diz isso, e segundo a bíblia o dízimo era algo exclusivo de Israel. Nós não somos israelitas, o dízimo é elemento da lei de Moisés, porém esta lei foi abolida por Jesus, com a nova aliança, então não tem mais essa lei, então temos vários motivos para não participar mais do dízimo, pois aqui estamos conhecendo a verdade, e esta, te liberta.

II Cor. 3:14

Mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes revelado que em Cristo é ele abolido.
A verdade é que a religião protestante, ela foi criada pelas sociedades secretas, e aqui no Brasil eles tiveram de institucionalizar a farsa do dízimo, pra poder alcançar o objetivo deles, que não é salvar alma e sim arrecadar para as sociedades secretas. E o dízimo, que nunca foi dinheiro, ele morreu juntamente com a lei de Moisés, que Jesus aboliu no calvário, e a palavra de Deus nos adverte, ela fala que se nós obedecermos um preceito da lei e não obedecermos outro, ou seja se obedecermos 99% da lei de Moisés e deixarmos um de fora, esta pessoa estará debaixo de maldição, então, muito cuidado, pois se você pratica o dízimo que é elemento da lei de Moisés e não pratica os demais, então com certeza está debaixo de maldição, pois assim escrito está.

Gálatas 3:10

Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição, por que escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
  
E quando você conversar com o seu líder, ele pode te dizer que Jesus falou para dar o dízimo, então, ele vai tentar te induzir ao erro, mas Jesus não disse isso para você, ele disse para os escribas e fariseus.

Mateus 23:23

Ai de vós, escritas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé, estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Por que Jesus disse isso a escribas e fariseus? Por dois motivos. Primeiro, Jesus fala para eles essa questão por que eles são Judeus, então tinha de dar o dízimo e também por que aquela época em que Jesus andou no mundo, era a dispensação da lei, não era a dispensação da graça, a graça começou quando Jesus morreu na cruz do calvário, ele falou que estava consumado, naquele momento ele consumou o novo pacto,  ele adentrou ao pacto da salvação em Jesus, a nova aliança, essa aliança que fazemos parte, a aliança de Jesus, e não a aliança de Moisés, não a de Abraão, pois nenhuma deu certo, por que o homem é errado, e ultima aliança é a de Jesus, é a que deu certo, por que Jesus é Deus, é nessa aliança em que estamos.

Aqueles dois homens, os fariseus, escribas, que Jesus falou, então você dá o dízimo do hortelã, do cominho, mas omite o que há de mais importante, a justiça, aqueles dois homens eram obrigados a dar o dízimo, era obrigação deles devido a serem Judeus e por que estavam ainda no tempo da lei.

Outra questão que devemos ressaltar, é que o dízimo era dado e somente Levi, somente essa tribo poderia tomar os dízimos, mas o dízimo não era somente para a tribo de Levi, mas também os órfãos, as viúvas, os necessitados, viajantes, estrangeiros. Por que quando o marido morria e a mulher ficava viúva, ela não tinha como sobreviver, ficava desamparada, e por isso, quem estava nessa situação, como órfãos, viúvas, necessitados, podiam receber o dízimo de Israel.

Das coisas do dízimo a única que Jesus preservou para os dias de hoje, é a questão da caridade, é ajudar o próximo, pois assim escrito está: A religião pura e imaculada diante do Pai que está no céu, é atender ao órfão e a viúva nas suas aflições e absterce das coisas do mundo, das coisas do mal. Então até hoje nós devemos sim atender ao órfão, a viúva e o viajante, não é fazer com que o pastor tenha essa responsabilidade, dando para o líder para ele dar, não, é você, isso é uma questão pessoal! E quanto à oferta? Este é um assunto para a próxima edição... Continua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário